Projeto Relações etnico raciais
Introdução:
Esse projeto vem pautado na Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na Educação Básica.
No Brasil a história da população africana sempre foi muito apresentada por sua condição escrava, como mercadorias, colocando os negros sempre como pessoas de pouquíssimo valor, com pouca inteligência ou qualquer condição de mudar suas vidas. O que fez e faz com que as sociedades continuem completamente desiguais.
Precisamos lutar e combate o racismo cada vez mais, e não há melhor lugar para que isso comece do que na escola, desde a tenra idade, fazendo com que as crianças aprendam que a África não é constituída apenas de escravos e de pessoas “sem reconhecimento”.
Justificativa: Escolhemos fazer esta atividade para que as crianças possam ter acesso a Cultura Africana através das palavras de origem africana com diversão. Além disso, conhecer também alguns instrumentos musicais de origem africana que são utilizados aqui também.
Objetivos:
- Promover o respeito à cultura africana;
- Promover um diálogo entre os alunos e seus pais visando o enriquecimento vocabulário;
- Ampliar o vocabulário das crianças através do trabalho com palavras do cotidiano originadas da cultura afro-brasileira;
- Exercitar o alfabeto, levando em conta que essas palavras serão trabalhadas em uma sequência alfabética;
- Trabalhar a coordenação motora da crianças com as atividades manuais que serão realizadas em cima do tema;
- Exercitar a escrita, à medida que as crianças forem registrando as palavras que aprenderam
Conteúdos:
- Palavras típicas Africanas;
- Instrumentos musicais de origem africana: Imagens e sons;
Faixa etária:
Média de 4 a 5 anos.
Tempo estimado:
Material necessário:
Desenvolvimento:
- Etapas:
Atividade introdutória:
Em um primeiro momento, os professores iniciariam o projeto através de uma brincadeira com suas turmas: “O que é, o que é?”. Essa brincadeira