Profissão e qualificação (direito)
Advogado/Carreira Jurídica
Direito
Duração média do Curso: cinco anos.
Outros nomes: Ciên. Jurídicas e Soc.; Direito (ciên. jurídicas); Direito Intern.
É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos, como penal, civil, previdenciário, trabalhista, tributário e comercial. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Defende o meio ambiente, os direitos das minorias e o patrimônio histórico e cultural. Existem duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, além do concurso, é necessário ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.
Salário inicial: R$ 1.749,49 (até um ano de inscrição na OAB; fonte: Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro).
Advogados criticam desvalorização da profissão Mariana Diana, Colunista iG/Leis e Negócios – 10/08/2011
Amanhã, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Advogado. A data celebra a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Em alguns locais, como o Mato Grosso do Sul, o dia é facultativo. No entanto, apesar da data sinalizar festividade, nem sempre há o que se comemorar. É o que avaliaram advogados ouvidos pelo iG.
“É uma profissão desvalorizada. Antigamente os advogados eram