carta de atibaia
Documento conclusivo - Carta de Atibaia - outubro de 1997
AOS PROFISSIONAIS DE RELAÇÕES PÚBLICAS DO BRASIL E DO MERCOSUL:
Com a honrosa e histórica missão de redigir o documento final do Parlamento Nacional de Relações Públicas, que recolheu de maneira democrática, global e organizada a percepção que os Relações Públicas fazem da sua profissão no Brasil, estivemos reunidos no Hotel Eldorado Village de Atibaia, SP, nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 1997, a convite do Conselho Federal de Relações Públicas-CONFERP.
A dignificante tarefa foi cumprida após laboriosa jornada e já entregue pelas vias oficiais para ser conhecida e votada conforme estava determinado.
Trata-se de documento denominado CONCLUSÕES DO PARLAMENTO NACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS, fiel transunto dos consensos remetidos pelos Conselhos Regionais, atuando nós da Comissão da Comissão Redatora, como simples mandatários limitando nossa participação à formatação dos acordos recebidos. Sem tirar nem pôr, mesmo que muitas vezes a posição individual ou conjunta da Comissão era claramente contrária ao texto que estávamos redigindo em obediência ao mandato.
Essa situação e a constatação de estarmos sendo privilegiados observadores dos sentimentos que a categoria nutre sobre o passado e o futuro da profissão, nos impeliu a uma outra obrigação que, dentro do espírito exemplarmente democrático do Parlamento Nacional de Relações Públicas, não queríamos eludir nem poderíamos desaproveitar.
PRIMEIRO: Refletir em cima de pontos não abordados e que nos parecem fundamentais para completar a análise proposta pelo Parlamento Nacional de Relações Públicas;
SEGUNDO: Emitir alguns alertas sobre questões que se anunciam claramente no horizonte profissional e para as quais se faz necessária, hoje, uma especial atenção, e amanhã, uma esclarecida tomada de posição.
TERCEIRO: Exercer o legítimo direito de expressar nossas discordâncias com alguns consensos manifestados nos