Profissionalismo
Profissionalismo *
“Profissionalismo” é um conceito complexo, uma ideia cheia de ambiguidades que serve para descrever atitudes, habilidades, valores e comportamentos diversos. Se perguntarmos a um grupo de clientes o que querem dizer quando se referem a um consultor como “extremamente profissional”, ouviremos alguns desses comentários: Envolve-se de corpo e alma, e não se limita ao que está escrito no contrato; Assume responsabilidades; Faz tudo o que for preciso para cumprir o combinado; Trabalha em equipe; Tem capacidade de observação; É honesto; É leal; Sabe escutar as necessidades dos clientes; Tem orgulho do trabalho que faz, e está comprometido com a qualidade; Tem iniciativa.
Este artigo pertence ao tema:
Sumário
O que é esta característica tão imprecisa e essencial que chamamos de “profissionalismo”? Como ele pode ser cultivado, manifestado e reconhecido na relação com outros consultores e com os clientes? Qual a relação entre profissionalismo e integridade? No mundo de negócios impiedoso e corrupto à nossa volta, até que ponto ser íntegro é uma ingenuidade? Qual o valor do profissionalismo para os consultores e para as empresas de consultoria? O que as consultorias teriam a ganhar praticando o profissionalismo sem concessões? O artigo aborda todos esses assuntos com enorme conhecimento de causa e sem meias-palavras.
Esta lista aponta para diferenças entre um consultor verdadeiramente profissional e um consultor comum. Ela revela que o profissionalismo não está limitado a uma base de qualificações técnicas e capacidades analíticas. Além desses atributos básicos, as atitudes e comportamentos certos são o que distinguem o profissional.
“Profissional não é um título que alguém possa atribuir a si mesmo, mas um adjetivo que os outros podem aplicar a você. O profissionalismo tem que ser conquistado”. Esta definição, que ouvi de uma colega de trabalho, captura toda a sutileza da definição: “Tem