Processos produtivos
RA 114513-5
Processos Produtivos I
1. Quais as principais causas dos erros na fabricação e na medição de peças? Preparação imprecisa da máquina, fixação imprecisa da peça, ferramentas não afiadas corretamente, operador inexperiente, geometria da peça a ser fabricado, sistema de medição e controle.
2. Fazer esquemas das principais operações de torneamento e fresamento.
3. Relacione as condições de usinagem com a qualidade dimensional e superficial dos produtos obtidos. O torneamento pode ser classificado em: torneamento de desbaste e torneamento de acabamento. - O torneamento de desbaste tem como objetivo retirar grande quantidade de material da peça e por isso é realizada com valores altos de avanço e profundidade de corte. - O torneamento de acabamento tem a finalidade de conferir a peça precisão mais elevada e melhor acabamento superficial, realizado com baixos valores de avanço e de profundidade de corte, A obtenção de melhor qualidade dimensional e superficial depende dos seguintes valores: Condições de usinagem; Rigidez da maquina, da ferramenta, dos dispositivos de fixação e da peça; Material da peça; Geometria da ferramenta; Estado de afiação da ferramenta; Fluido de corte.
4. Quais as classes de metal duro (pastilhas de carbonetos) e qual a aplicação de cada classe? Metal duro (carboneto): produto da metalurgia do pó. Carbonetos compactados e sinterizados com um elemento do grupo do ferro (ferro. Cobalto e zinco). Classe K – liga básica de WC + Co – aplicado na usinagem de materiais heterogêneos como o Fofo. Classe P – altos teores de carbonetos (Wc, TiC, TaC, NbC), próprios para materiais que produzem cavacos longos ( como o aço). Classe M – intermediária entre as classe K e P, para materiais não ferrosos e aços inoxidáveis. Metal duro com cobertura: 1 camada – TiN, TiC. 2 camadas – TiC + TiC ou TiC + Al2O3 3