Profissionalismo
Postura profissional é um dos aspectos que mais são levados em conta tanto no recrutamento de novos colaboradores. É uma das principais regras de “sobrevivência” no mercado de trabalho, e quando associado a um bom currículo e uma boa desenvoltura, o profissional já está um passo a frente de seus concorrentes, pois as empresas procuram profissionais que se adequem às regras da organização e que se comportem sempre de maneira adequada.
Desta forma, abordaremos algumas das maneiras inadequadas de se comportar no ambiente de trabalho, a fim de auxiliar o leitor em seu desempenho na empresa em que atua.
1- Falar mal da empresa em que trabalha: além de prejudicar a organização, pode afetar o desempenho individual, haja vista que interfere também a motivação de outros colaboradores.
2- “Fofocas” sobre os colegas de trabalho: pode causar intrigas no ambiente de trabalho e expor os colegas a punições.
3- Falta de pontualidade: a existência de contratempos é comum, mas atrasos contínuos podem interferir nas atividades do restante da empresa. Este comportamento pode indicar falta de comprometimento com relação ao trabalho. Esse quesito não abrange somente a pontualidade física, mas também cumprimento de prazos.
4- Criticas em público: dê feedbacks em público somente quando estes forem positivos. O gestor nunca deve “puxar a orelha” de um funcionário na frente dos outros, pois este comportamento é totalmente inapropriado.
5- Utilizar objetos e/ou materiais de colegas sem permissão prévia: o respeito à privacidade é fundamental para a harmonia do grupo. Algumas pessoas não se sentem confortáveis em dividir seus pertences.
6- Comunicação grosseira: Falar alto pode prejudicar o foco e utilizar palavrões e gírias é considerado hábito deselegante, mesmo que o ambiente seja descontraído. Esses comportamentos não condizem com uma postura profissional adequada.
7- Mau humor: reclame menos, pois ninguém gosta de conviver com alguém