Estudo comparativo entre duas industrias levando em consideração os parâmetro de sustentabilidade
Resumo
O presente artigo analisa a evolução do conceito de sustentabilidade, através da mudança de atitude das empresas, que buscam cada vez mais desenvolver ações integradas para transformar a vida de comunidades inteiras. Atualmente, as empresas enfrentam diversos desafios para alcançar à sustentabilidade, a prática cotidiana de transparência, a busca de melhor relacionamento com a sociedade e o monitoramento de suas externalidades. Sendo assim, serão analisados os projetos socioambientais incorporados nas empresas Johnson & Johnson e Unilever, bem como os princípios de sustentabilidade incorporados na estratégia do negócio. Palavras-chave Sustentabilidade, Unilever, Johnson & Johnson, ações sociais, responsabilidade social.
1. Introdução
Atualmente, observa-se uma enorme preocupação das organizações sociais em investir em projetos sociais direcionados a ações de responsabilidade social, envolvendo discussões que abordam o papel social das organizações, com foco nas questões ambientais.
A responsabilidade social se pauta pelas atividades desenvolvidas pela empresa, baseadas em valores éticos e morais, com o objetivo de minimizar os impactos negativos causados ao ambiente em que estão inseridas.
De acordo com o site sua pesquisa, define sustentabilidade da seguinte forma:
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. (Sua Pesquisa, 2012).
Para que