Profissional Responsável pelo Gerenciamento de Produto
Da mesma maneira, o Gerente de Produto foca apenas no produto, mas se envolve em todas as áreas relacionadas: desenvolviemento, implementação, atendimento, marketing e vendas. Ele não é responsável por todas essas áreas, mas tem que preencher as lacunas, aonde elas existirem.
Para ser bem sucedido nessa tarefa, o Gerente de Produto deve ter um papel de suporte a todas as outras áreas da empresa. Por exemplo, ao suportar a área de Marketing, o Gerente de Produto garante que os materiais de apoio (colateral de vendas), posicionamento de produto e scripts de marketing e vendas reflitam os benefícios e vantagens dos produtos.
Competências, habilidades e atitudes de um Gerente de Produto
- Paixão por produtos: gerentes de produto tem respeito por bons produtos, não importa que tipo de produto. A paixão por um produto é essencial para garantir a motivação necessária para atravessar as diversas dificuldades de mercado.
- Empatia com clientes: para ser um bom gerente de produto tem que se relacionar com as pessoas e com clientes. Ele tem uma curiosidade natural pela vida dos clientes, suas necessidades, seus problemas e suas dificuldades.
- Ética de trabalho: cada função em uma empresa requer um certo nível de comprometimento e esforço. O gerente de produto é uma das funções com a maior carga de responsabilidade, já que ele é no final das contas responsável pelo sucesso do produto.
- Integridade: o gerente de produto reflete para dentro e fora da empresa os valores do produto. E como ele não tem responsabilidade direta por todas as áreas, ele deve conseguir influenciar as pessoas para que gostem daquele produto.
- Confiança: gerentes de produto devem transpirar confiança para transmitir segurança a equipe de vendas e clientes em relação as capacidades e visão