Profissional atual
As relações de trabalho estão cada vez mais competitivas, exigindo profissionais qualificados que desenvolvam empatia, motivação, criatividade, flexibilidade para mudar e coragem para assumir riscos.
O surgimento de tecnologias, também contribui bastante para as mudanças e a Secretaria teve que correr atrás do seu aperfeiçoamento profissional, para não perder espaço no mercado de trabalho, pois a formação profissional foi o que acarretou mais peso para que os trabalhadores se mantivessem na empresa. O bom profissional é aquele que tem consciência de que para crescer na profissão, precisa de investir no futuro e que precisa de se empenhar para lidar muito bem com as suas competências.
Actualmente, o Secretário Executivo não se dedica apenas a cuidar da agenda, a atender telefonemas ou a escrever cartas ditadas pelo seu chefe. Atendimento ao cliente, gestão de informação e relações interpessoais, são atribuições cada vez mais comuns no seu dia-a-dia. A Secretária precisa de estar preparada para exercer o seu cargo com uma atitude executiva. As mudanças no perfil da profissão levaram os profissionais a desenvolver novas habilidades.
Nesta época de transformações as empresas necessitam de profissionais qualificados. Com as frequentes mudanças, para acompanhar o desenvolvimento, cabe ao Secretariado Executivo diferenciar-se, actualizando com as novas tecnologias, executando o seu potencial criativo e deve estar sempre aberto para a aprendizagem. Esse é o verdadeiro perfil do Secretário Executivo do futuro.
Os secretários permaneceram no mercado do trabalho se souberem trabalhar em equipa, que tenham competência interpessoal, domínio da língua materna e estrangeira, alem de terem conhecimentos em informática, administração, direito, psicologia, contabilidade, estatística e facilidade em expressão oral e escrita.
O mercado de trabalho do Secretário Executivo difundiu-se bastante nos últimos anos, actualmente ele pode