Perspectiva do profissional contábil na sociedade atual
Os contadores já se faziam notar no Brasil desde os primórdios da sua colonização, embora sua primeira regulamentação da profissão contábil surgisse tempos depois. A profissão, apesar de muitas dificuldades teve sua primeira regulamentação no Brasil em 1870 e se tornou a primeira profissão liberal regulamentada no país. Com o passar dos anos a presença de profissionais de contabilidade foi aumentando paralelamente com a exigência de conhecimentos multidisciplinares. O desenvolvimento e estrutura da profissão passaram a evoluir depois da criação do Conselho Federal de Contabilidade, CFC, em 1946.
A representação social do profissional contábil, ainda não é totalmente reconhecida pela sociedade, embora no mundo dos negócios, enquanto tiver a necessidade de controlar o patrimônio das organizações terá que se reconhecer o seu fundamental papel e criar a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.
Dentre diversos papeis da Contabilidade, o principal é cuidar dos aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio das empresas e registrar todos os atos e fatos de natureza