professsor
AS NECESSIDADES DA INFÂNCIA EM SUA PROPOSTA DE TRABALHO?
Cristiane Pereira Magalhães 1
David Arenas Carmona2
Josiele Pirez dos Santos Duarte3
Maiara Panisson4
RESUMO
A Educação Integral exige mais do que compromisso: impõe também e principalmente o projeto pedagógico, infraestrutura e meios para sua implantação. Ela será o resultado dessas condições de partida e daquilo que for criado e construído em cada escola, com a participação dos educadores, educando e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação das crianças, na perspectiva de que o acesso à educação pública seja complementado pelos processos de permanência e aprendizagem. O objetivo geral é analisar se a escola é o único espaço para uma criança se desenvolver.
Especificamente buscou-se: a) Verificar em qual momento essa criança vai receber os laços afetivos que necessita; b) Pesquisar qual é a visão dos pais com relação a essa proposta escolar, c) Indagar qual a percepção dos professores diante a essa realidade. A metodologia utilizada foi uma abordagem indutiva, com estudo de caso descritivo, onde se aplicará questionários a cinco professores e cinco pais. O resultado verificado com base nas ideias centrais do texto o que podemos averiguar que na Educação Integral tem uma proposta importante para a formação do ser como um individuo, as atividades pedagógicas oferecidas aos estudantes podem reafirmar valores e princípios já existentes nos estudantes.
Palavras-Chave: Fases da criança, Escola Integral e Docente e sua atuação.
INTRODUÇÃO
As discussões sobre educação em tempo integralvêm conquistando especial destaque no contexto nacional, instigando o direcionamento de estudos. Dentre esses estudos têm sido discutidas e apresentadas algumas abordagens para educadores, buscando oferecer alternativas para problemas educacionais, umas dessas discussões é a ampliação do