Desafios do trabalho do professsor no mundo contemporâneo
Palestra de António Nóvoa
Nada substitui o bom professor
A palestra do pedagogo António Nóvoa tem como tema central "Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo" foram apresentados três dilemas sobre a escola, professores e alunos.
O primeiro dilema: a escola centrada no aluno ou na aprenizagem?
Nóvoa faz uma crítica sobre o transbordamento da escola no qual se esquece que o mais importante é a aprendizagem dos alunos.
No segundo dilema: escola como comunidade ou como sociedade?
Ele defende que a escola é a sociedade, e que educar conforme a necessidade desta sociedade, isso prejudica a criança limitando seu conhecimento.
No terceiro e último dilema: escola como serviço ou institução?
Para o palestrante a escola é vista como prestação de serviço, ele diz que as escolas particulares centram na aprendizagem do aluno enquanto isso as públicas desempenham tarefas assistenciais o que vem a prejudicar a vida escolar das crianças menos favorecidas.
Credibilidade da profissão
O terceiro desafio é difícil. Há um problema de credibilidade da profissão hoje em dia. Temos que olhar nos olhos esse problema de credibilidade, que está ligado a algumas coisas que já falei, mas também, a pelo menos três outras coisas que vou falar. A primeira está ligada a avaliação e prestação de contas do trabalho profissional. É um tema que não gostamos de falar. Achamos que avaliar tem a ver com controle, com mecanismos e dispositivos de controle político, com agendas políticas diversas. E na verdade, muitas vezes tem. Mas o problema é que nas socie
-
dades de hoje, seja em que patamar for, não se pode deixar de ter uma dinâmica de abertura das profissões, uma dinâmica de transparência, de rigor, de prestação de contas. E essa dinâmica de avaliação e prestação de contas é, em primeiro lugar, uma dinâmica de prestação de contas para nós mesmos e para os nossos colegas.
Contudo é muito importante