as aves
O arqueópterix foi um dinossauro de penas com asas, como os pássaros. Os cientistas veem nele uma prova de que as aves se desenvolveram a partir dos dinossauros, uma vez que tem traços característicos de ambos.
Quando e onde viveram os arqueópterix
Os arqueópterix viveram entre 159 milhões e 144 milhões de anos atrás. Todos os vestígios conhecidos desses animais foram encontrados no sul da Alemanha.
Características físicas
O arqueópterix atingia 60 centímetros de comprimento e a envergadura de suas asas alcançava 60 centímetros. Tinha penas nas asas, como as dos modernos pombos. Contudo, o arqueópterix também compartilhava várias características com um grupo de pequenos dinossauros carnívoros. Possuía dentes desenvolvidos e pescoço longo, fino e flexível. Também tinha ossos compridos nas pernas e nos pés.
Comportamento
Alguns cientistas acreditam que o arqueópterix decolava correndo pelo chão e saltando no ar, enquanto batia as asas. Porém outros especialistas creem que ele provavelmente passava boa parte do tempo pendurado em árvores baixas. O animal podia simplesmente se lançar do alto dos galhos e planar em voos curtos. Quando não estava nas árvores, era possível que estivesse nadando e pescando nas lagunas à beira das ilhas em que vivia. O arqueópterix, como os dinossauros e os pássaros de hoje, reproduzia-se pondo ovos. arqueópterix O arqueópterix foi um dinossauro de penas com asas, como os pássaros. Os cientistas veem nele uma prova de que as aves se desenvolveram a partir dos dinossauros, uma vez que tem traços característicos de ambos.
.
O arquiopterix não era um dinossauro, mas viveu no seu tempo. Foi a primeira ave existente com penas, por isso é uma das mais antigas. Pensa-se que era rápida, pois devia comer facilmente pequeno peixes ou insectos.