trabalhos
Laís Santos das Neves
São Paulo 19 de Novembro de 2013
Centro Universitário Sant’Anna
Dosímetro
Trabalho elaborado como parte da avaliação da matéria de Biosegurança do curso de Radiologia solicitado pelo professor Arnaldo.
Laís Santos das Neves
Nº 29 Turma: 01GM6
Sala: BT12
São Paulo 19 de Novembro de 2013
Sumário
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre dosímetro, mais concretamente para que servem esses equipamentos ,que destinam-se à mensuração da dose recebida por um período de tempo dos indivíduos ocupacionalmente expostos, como físicos, médicos, tecnólogos, técnicos e auxiliares em Radiologia.
DOSÍMETRO, O QUE É? PARA QUE SERVE?
O dosímetro é um equipamento sensível à radiação ionizante que permite estimar a dose recebida. Se corretamente utilizado permite estimar a dose recebida pelo profissional que o utiliza.
CARACTERÍSTICAS Portabilidade; Confiabilidade;
Viabilidade econômica.
COMO FUNCIONA O DOSÍMETRO?
Os dosímetros atualmente em uso são de termoluminescência. Descrevendo o seu funcionamento de uma forma simplificada pode dizer-se que a termoluminescência consiste na utilização de cristais sensíveis à radiação que absorvem a energia da radiação ionizante, por alteração das suas características energéticas (por alteração das posições dos elétrons nas orbitais atômicas). O cristal fica nesse novo estado energético até a sua leitura.
Para proceder à leitura do dosímetro termoluminescente este é aquecido de forma controlada, libertando a energia armazenada pela emissão de radiação visível (luz). Medindo a quantidade de luz (curvas de brilho) obtém-se o respectivo valor de dose.
Após este processo, os dosímetros ficam aptos para nova utilização.
A QUE TIPOS DE RADIAÇÕES O DOSÍMETRO É SENSÍVEL?
Existem dosímetros específicos para o tipo de radiação ionizante que se pretende