Professora
CELESTINO, Patrícia da Silva
SANTOS, Eldi Ramos dos
A matemática é considerada por muitos alunos como um Mundo estranho, uma disciplina, em que não é qualquer um que pode ser “bom aluno”.
Neste contexto, Lucchesi (1994) diz que um aspecto a se considerar refere-se à visão da matemática, em que geralmente esta ciência, é vista como uma área pronta, perfeitamente acabada, e pertencente apenas ao mundo das idéias e que devido a sua estruturação sistematizada serve de modelo para outras ciências. De acordo com Lucchesi (1994), a ideia contrapõe-se aquela que considera o conhecimento em constante construção e os indivíduos em processo de interação social com o mundo, onde reelaboram, complementam e sistematizam os seus conhecimentos. E essa aquisição de conhecimento permite ao individuo transformar suas ações e, portanto, alterar suas interações com esse mundo em termosde qualidade, fazendo uso deste conhecimento para solucionar problemas advindos da revolução tecnológica.
Segundo os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), é importante que se discuta sobre a natureza deste conhecimento, para que se tenha a dimensão da matemática no currículo do Ensino Fundamental II – que compreende do 6º. ao 9º. anos – , podendo assim identificar suas características principais e seus métodos particulares como base para a reflexão sobre o papel que essa área desempenha no currículo.
No que diz respeito a suas características, um de seus pontos fortes está no auxílio ao cidadão em compreender e atuar no mundo, o que faz com que esse conhecimento possa ser percebido como fruto da construção humana mediante sua interação no contexto natural, social e cultural. Assim podemos perceber que a matemática é uma ciênciaem constante transformação, visto que, hoje está intimamente ligada a produção de novos conhecimentos, soluções de problemas científicos e tecnológicos da maior importância, devido seu valor intrínseco de natureza lógica.
A