Professora
CIÊNCIAS NA CAIXA
OBJETIVOS:
- Discutir o que significa “fazer ciência”; - Conhecer as etapas de metodologia científica.
CONTEÚDOS:
- Procedimentos durante investigação científica.
ANOS:
- 1º a 2º
TEMPO ESTIMADO:
-Uma aula
MATERIAL NECESSÁRIO: - caixas de sapatos com um ou mais objetos (todos devem ser lacrados para impedir que os alunos vejam o que há no interior).
DESENVOLVIMENTO:
-Comece provocando a turma com questões. Como os cientistas trabalham? O cientista é um sujeito maluco, distraído, especial? Ele faz uso de muitos instrumentos sofisticados? É possível fazer uma investigação cientifica usando apenas uma caixa de sapato?
-Entregue uma caixa com algum objeto dentro e diga que eles devem obter o máximo de informações. Use objetos que não sejam desconhecidos, mas tampouco óbvios: alguns talheres, bolinhas de gude ou pedras (em sacos ou soltas), copos de metal etc. o ideal é te uma caixa para cada grupo. Deixe uma vazia e em outra coloque algodão. Explique que não é possível abrir ou danificar a caixa.
-ao fim do tempo combinado, pergunte quem sabe o que há no interior da caixa. Ressalte que não se trata de adivinhação: os alunos precisam investigar, usando os sentidos, levantar hipóteses e as testar (balançando de diferentes jeitos, por exemplo). Explique que esta é uma das formas de trabalho dos cientistas: levantar hipóteses com base em observação, testar, aceitar ou descartar essas hipóteses, fazer novos testes. - amplie a discussão: eles poderiam usar um aparelho de raios X, um tomógrafo? Sim, pois as regras estariam sendo respeitadas. Abrir, não e assim é a Ciência. Alguns aparelhos podem refinar as observações, mas existem muitas situações “proibidas”. E existe certeza na Ciência? Volte para caixa vazia e para a que tem algodão. Provavelmente todos dirão que ambas estão vazias. Abra a caixa com algodão e explique que, enquanto não houver como confirmar as hipóteses, sempre haverá o risco de erro. Costuma ser