Professora
O que viram, o que viveram, o que sentiram, o que aprenderam?
- A instituição de ensino (caracterização, espaço, materiais, documentação…)
O par de estágio estagiou na Escola Básica Mem Ramires.
A instituição estava equipada com um elevador para indivíduos portadores de deficiência motora e ainda possuía uma sala de educação especial, com a qual também contactámos, e por onde passavam ao todo dezanove alunos com NEE (os alunos iam rodando). Esta sala era bastante pequena, com apenas duas mesas de grupo e uma mesa com dois computadores.
Em relação aos materiais, a sala tinha poucos. À medida que iam precisando de materiais iam requisitando.
A maioria das salas por onde passamos tinha uma arrecadação onde guardavam os materiais de laboratório. O laboratório de 3º Ciclo possuía bancadas de trabalho, onde em cada uma se sentavam dois alunos. Cada bancada tinha um lavatório. Este laboratório encontrava-se apetrechado de materiais de apoio ao professor (modelo do corpo humano; fósseis; rochas; modelo da constituição da célula animal e da célula vegetal; microscópios; maquetes; entre outros).
Relativamente à documentação, tivemos a oportunidade de consultar um dossiê da direção de turma, e ainda nos foi facultado o projeto curricular de turma.
- Os vários intervenientes do processo educativo (as crianças, os professores, família, auxiliares, técnicos,…)
Neste estágio, o par teve a oportunidade de contactar com dois ciclos de escolaridade, nomeadamente duas turmas de 6º ano, uma turma de 7º ano e uma turma de 8º ano. Como podemos constatar, enquanto que no 1º ciclo existe um(a) professor(a) titular de turma, no 2º e 3º ciclos existe um(a) professor(a) para cada área disciplinar e ainda um diretor de turma.
Como a docente cooperante não exercia funções de direção de turma nesta instituição, não podemos acompanhar muitas das atividades da