Professora
Arte Tinga Tinga
Tinga Tinga é um estilo de pintura que se desenvolveu na segunda metade do século 20 na área de Oyster Bay, em Dar es Salaam (Tanzânia) e depois se espalhou pela África Oriental. As pinturas Tinga Tinga são uma das formas mais amplamente representadas de arte orientada para o turismo na Tanzânia, Quênia e países vizinhos. O gênero é nomeado devido ao seu fundador, o pintor da Tanzânia Edward Disse Tingatinga.
As pinturas Tinga Tinga são tradicionalmente feitas em masonita, usando várias camadas de tinta de bicicleta, o que contribui para cores brilhantes e altamente saturadas. Muitos elementos do estilo estão relacionados a exigências do mercado orientadas para o turismo; por exemplo, as pinturas são geralmente pequenas para que possam ser facilmente transportadas, e os assuntos têm a intenção de apelar para os europeus e norte-americanos (por exemplo, os big five – 5 mamíferos de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem - e outros da fauna selvagem). Neste sentido, pinturas Tinga Tinga podem ser consideradas uma forma de "arte de aeroporto". Os desenhos em si podem ser descritos como um tanto ingênuo e caricatural, e o humor e o sarcasmo são muitas vezes explícito.
História
Edward Tingatinga começou a pintar por volta de 1968 na Tanzânia (Dar es Salaam). Ele empregou materiais de baixo custo, tais como pintura masonita e pintura de bicicleta e atraiu a atenção dos turistas para o seu colorido, devido ao estilo ingênuo e surrealista. Quando Tingatinga morreu em 1972, seu estilo era tão popular que tinha começado um amplo movimento de imitadores e seguidores, às vezes informalmente conhecido como a "escola Tingatinga".
A primeira geração de artistas da escola Tinga Tinga basicamente reproduziu as obras do fundador da escola. Na década de 1990 surgiram novas tendências dentro do estilo Tinga Tinga, em resposta às transformações que a sociedade da Tanzânia foi submetida após a sua independência. Novos temas