professora
Wassily Wassilyovitch Leontief foi um economista de origem russa, em 1931, emigrou para os Estados Unidos, onde se naturalizou. Falecido em 1999. Estudou economia nas Universidades de Moscou e Lêningrado, doutorou-se na Universidade de Berlim em 1928 e trabalhou na Escola de Kiel até seu desmantelamento por Hitler. Nos Estados Unidos trabalhou no National Bureau of Economic Research e foi professor em Harvard.
Notável através do método de análise econométrica que vista analisar as relações entre a produção e os custos de cada setor, de modo que possa definir os bens e serviços intermediários que são necessários em cada uma das estruturas, para obter determinados níveis de produção final. E como as mudanças em um único setor da economia afetam todos os outros setores.
As tabelas insumo-produto (input-output) são a culminação de uma larga tradição teórica que pôde remontar-se dos fisiocratas e Quesnay aos desenvolvimentos matemáticos de Walras, com sua teoria sobre o equilíbrio geral. Leontief começou a desenvolver seu modelo teórico já na Escola de Kiel, mas foi só em 1941 que pôde publicar seu "The Structure of the American Economy", Com o desenvolvimento da matriz de insumo-produto (input-output), conhecida como a "matriz de Leontief", e a sua aplicação à economia. Recebeu o Prémio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de 1973.
O modelo tornou-se um instrumento essencial para o planejamento, tanto nos países de economia centralmente planejada quanto para aqueles que adotam a economia de mercado.
Do ponto de vista das correntes de pensamento econômico, Leontief foi um destacado keynesiano, com grande influência sobre os neo-keynesianos e os neo-ricardianos.