professora
Habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas.
O processo de desenvolvimento ocorre de maneira dinâmica e é suscetível a ser moldado a partir de inúmeros estímulos externos.
É fundamental que se ofereça a criança um ambiente diversificado, de situações novas e que propicie meios diversos de resolução de problemas, uma vez que o movimento se apresenta e se aprimora por meio dessa interação, das mudanças individuais com o ambiente e a tarefa motora.
A educação física adquire, assim, um papel importante na medida em que pode estruturar o ambiente adequado para a criança refletir sobre suas ações experiências praticas, funcionando como uma grande auxiliar e promotora do desenvolvimento humano e, em especial, do desenvolvimento motor.
A avaliação motora torna-se um importante instrumento que favorece o conhecimento de dados relacionados ao desenvolvimento motor da criança e sugere estratégias de integração de atividades relacionadas às necessidades especificas de cada uma. Na escola, muitas vezes essas diferenças aparecem e até influenciam o rendimento das crianças ou então deixam retraídas, não querendo participar das aulas de educação física ou de atividades recreativas, O objetivo deste trabalho é mostrar, por meio de uma revisão da literatura, que inúmeros autores apontam para a importância do desenvolvimento motor e o trabalho na faixa de idade escolar, principalmente dos 7 aos 11 anos
O desenvolvimento motor pode ser visto pelo