Professora
O Furacão é um tipo de ciclone tropical, termo genérico para sistemas de baixa pressão, geralmente formado nos trópicos. O ciclone vem acompanhado de tempestades e ventos circulando no sentido anti-horário no hemisfério norte, e horário no sul (mais sobre o Efeito Coriólis)
Os ciclones, ou depressões são áreas de pressão baixa em torno das quais o vento sopra no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio no hemisfério Norte e no sentido do movimento dos ponteiros no hemisfério Sul. O sentido da rotação é conseqüência direta do efeito de Coriolis, que reflete a rotação da Terra.
O ciclone (cyclone) é o termo geral para tempestades tropicais. Anualmente em torno de 10 destas tempestades ocorrem no Oceano Atlântico, Mar do Caribe e Golfo do México. A maioria não atinge a costa, e 6 delas tornam-se furacões (hurricanes). A cada 3 anos 5 furacões atingem a costa americana com mortes e destruições poderosas.
Os furacões ou tufões ocorrem nos trópicos.
O ciclone pode ser de dois tipos: tropical ou extratropical. Os ciclones tropicais, como, por exemplo, os furacões, forma-se na cintura tropical, onde se deslocam geralmente, ocorrendo com maior freqüência na parte ocidental das regiões tropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico, no hemisfério Norte.
Os ciclones extratropicais, embora muito menos violentos do que os ciclones tropicais, são maiores, duram mais tempo, ocorrem mais freqüentemente, principalmente nas latitudes médias elevadas, e afetam o estado do tempo em áreas muito mais vastas.
Os ciclones tropicais, potencialmente mais devastadores, provocam, muitas vezes, velocidades sensacionais do vento e precipitações muito intensas. A sua designação pode variar, ao longo do seu ciclo de vida, de acordo com a velocidade do vento.
● perturbação tropical: uma tênue circulação de vento. É uma ocorrência muito comum nos Trópicos, e que pode evoluir para uma tempestade maior.
● depressão tropical: circulação de vento com