professora
Profª
BRINQUEDOTECA – VISITA
São Paulo,
2014
Introdução
Este trabalho do curso de psicopedagogia pretende abordar a importância do brincar no desenvolvimento infantil e a brinquedoteca como um espaço importante neste processo.
Começamos teorizando a importância do brincar, após conceituamos historicamente o surgimento e importância da brinquedoteca.
Após apresentamos o projeto Arrastão que desde 1968 trabalha diversos projetos na região do campo limpo- zona sul de São Paulo, e na visita e observação constatamos a importância deste espaço de “brincar” e aprender.
1. Contextualização teórica
1.1 A importância do brinquedo no desenvolvimento infantil segundo Vygotsky.
Vygotsky atribuiu ao brinquedo uma grande importância no brinquedo no desenvolvimento infantil, suas ideias e pensamentos demonstra como o brincar pode ser uma prática eficaz na sala de aula (e ou na brinquedoteca), pois ela é uma atividade que possibilita criação da zona de desenvolvimento proximal da criança provendo uma aprendizagem mais espontânea.
Desse modo, os sistemas simbólicos (entendidos como sistemas de representação da realidade), especialmente a linguagem, funcionam como elementos mediadores que permitem a comunicação entre, os indivíduos, o estabelecimento de significados compartilhados por determinado grupo, a percepção e interpretação dos objetivos, eventos e situações do mundo circundante (REGO, p.55, 1995).
A linguagem serve tanto para expressar o pensamento da criança como para organizar esse pensamento, ela permite à criança a interagir.
Vygotsky atribui grande importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano, esta é a razão do seu interesse no estudo da infância. Ele acreditava que para a criança se desenvolver dependia de um processo de maturação do organismo como um todo, pois “a mente dela contém todos os estágios do futuro