Lauda Mapa de Risco
ANÁLISE CRÍTICA DA IMPORTÂNCIA TÉCNICA QUE UM MAPA DE RISCO REPRESENTA PARA A SAÚDE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UMA EMPRESA PRIVADA.
Lauda apresentada à disciplina de Segurança VI, como exigência parcial para obtenção de notas.
Orientador: SAULO BOMFIM, Licenciatura.
CARUARU-PE
2014
MARCIO LOPES DE OLIVEIRA
ANÁLISE CRÍTICA DA IMPORTÂNCIA TÉCNICA QUE UM MAPA DE RISCO REPRESENTA PARA A SAÚDE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE UMA EMPRESA PRIVADA.
No Brasil, – a população economicamente ativa – passa praticamente a maior parte do tempo no local de trabalho. Costuma ocorrer aí o maior número de acidentes devido à negligência que pode ser a principal responsável quando se trata de segurança e saúde do trabalhador. Esses danos podem ser entendidos como lesões as pessoas, danos a equipamentos e instalações, danos ao meio ambiente, perda de material em processo, ou redução da capacidade de produção.
A cada nova conquista tecnológica desenvolvida pelo homem com o objetivo de facilitar o processo produtivo e diminuir seu esforço para alcançar maiores índices de produtividade com custos reduzidos, há, paralelamente, um novo risco a acompanhá-la. Com o processo de globalização, o incremento tecnológico vem, a passos largos, modernizando máquinas, equipamentos, instalações e nem sempre capacitando o homem com conhecimentos específicos que evitem a ocorrência de acidentes do trabalho ou doenças profissionais.
Portanto, investindo em um sistema de gestão de segurança eficaz onde se desenvolva um mapa de risco bem elaborado, a empresa reduz o número de colaboradores afastados por doenças do trabalho (enfermidades originadas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho), reduz os gastos com novas capacitações, ao mesmo tempo em que reduz também os impostos gerados pelo FAP (Fator Acidentário de Trabalho) e isso é importantíssimo já que o nosso país é um dos que mais paga imposto sobre a folha de pagamento. Diminui ainda o custo