Dimensionamento
Inicialmente, é interessante converter todas as unidades para o SI. Como o motor C5 está medido em cavalo-vapor, devemos converter essa unidade para watts. Logo, , operando a uma tensão 380Vac. Desse modo, a tensão de fase deverá ser 220V e, assim, temos um sistema 380/220V.
Devemos calcular as correntes .
Lembrando que , sendo o fator de potência, temos que
Ainda, deve-se observar que há cargas indutivas e capacitivas. É necessário calcular o ângulo de fase de cada corrente antes de somar cada contribuição.
Atenção! O enunciado está dúbio. Ele diz que fatores de potência adiantados são relacionados a cargas indutivas e atrasados a cargas capacitivas. Na verdade, fatores de potência indutivos são relacionados a cargas em ATRASO e capacitivos em ADIANTO. Para fins de resolução, estou considerando a informação de que a carga é indutiva ou capacitiva (após o parêntese).
Para C1: . Como a carga é indutiva, então a corrente está EM ATRASO e, portanto, sua fase é A.
Para C2: . Como a carga é capacitiva, então a corrente está EM ADIANTO e, portanto, sua fase é
Para C3: Como a carga é indutiva, então a corrente está EM ATRASO e, portanto, sua fase é Logo,
Para C4: Como a carga é capacitiva, então a corrente está EM ATRASO e, portanto, sua fase é . A.
Ao considerar o motor C5, deve-se corrigir a expressão pelo fato de ser uma carga trifásica e de seu rendimento não ser unitário.
Assim (será explicado no próximo exercício), .
Substituindo os valores na expressão apresentada, temos Como motores são cargas indutivas, a fase está ATRASADA e, assim, Assim,
A partir de agora, é necessário analisar qual a maior corrente que passa sobre os cabos.
Temos que , e .
Calculemos, assim, as correntes de cada cabo.
Sendo assim, deve-se utilizar um cabo que suporte uma corrente de até 217,74A. Da tabela (fornecida juntamente com todo o embasamento a respeito da escolha), escolhemos um cabo com bitola