professora
O controle de estoque monitora a entrada e saída de produtos dentro de uma empresa, ele é utilizado para identificar o quanto será necessário comprar do fornecedor.
Hoje existem empresas que possuem sistemas integrados com o fornecedor facilitando a identificação do momento para se fabricar mais produtos sem que haja falta nos estoques.
Um dos grandes desafios das empresas é saber o quanto manter armazenado dentro do estoque, pois se estiver em um nível muito acima gera um custo alto para a empresa, ocupando espaço, sendo um investimento que acaba ficando parado, se houver mudança no mercado que ocorra alguma troca de código ou embalagem poderá perder todo o estoque armazenado.
Por outro lado, o estoque baixo deixa de atender a demanda do cliente, pois todas as vezes que o fornecedor atrasar a entrega a empresa terá que parar a sua produção.
O controle de estoque procura estabelecer um equilíbrio exato nos de forma a atender as necessidades da própria empresa e do mercado.
Finalidade de estoque.
O estoque é usado para armazenar produtos que serão utilizados futuramente.
Garantir o funcionamento da empresa se caso houver atraso de fornecimento de materiais, se houver um estoque de segurança não será necessário parar a produção evitando atrasos ao cliente final.
Proporcionar economias de escalas por meio de aquisição de produtos e pela agilidade no processo.
Tipos de estoques.
Os estoques não ficam guardados, eles também são destruídos por varias sessões na empresa conforme forem usados.
São cinco tipos de estoques: Matéria prima, Materiais em uso, Materiais semi acabados, Materiais acabados e Produto acabado.
Também tem o estoque intermediário que é material em vias (fluxo de movimento).
Segundo Chiavenato a movimentação dentro da empresa é feita por ordem: OC (ordem de compra), RM (requisição de material), OP (ordem de produção) e OM (ordem de montagem).
Sistema e controle de estoque.
Dentre vários sistemas de controle de