professor
INTRODUÇÃO
Avaliação a principio é um termo que não possui conceito definido, esse termo exige um olhar diferenciado e, portanto mais minucioso quando a tal avaliação tratar-se de avaliação a distancia. A avaliação nesta nova modalidade de ensino perpassa por vários aspectos, dentre eles, saber se o aluno estar aprendendo, qual a melhor forma de fazer uma avaliação e também o que interessa ao professor saber sobre a aprendizagem do aluno.
Neste caso a avaliação em educação a distancia combina uma variedade de instrumentos que possibilitam contemplar aspectos quantitativos e qualitativos. As tarefas a desenvolver durante o curso envolvem entre outros, exercícios práticos, estudos de caso, comentários de textos, auto avaliação e mesmo a realização de provas escritas que poderão ser respostas abertas, fechadas, mistas e etc.
Vale ressaltar que segundo o vídeo, as avaliações são resultados de escolhas e estratégias metodológicas e não necessariamente devem obedecer a um padrão, assim os fins educativos determinam o tipo de avaliação a ser feita. No entanto a abordagem dos conteúdos, bem como das avaliações depende do foco do curso. O curso foca no conteúdo ou nas interações, dão prioridades as construções individuais ou as coletivas? São por essas questões que devem perpassar o principio da avaliação EaD.
Assim o vídeo deixa claro que a educação a distancia é um processo autônomo de construção da aprendizagem, requerendo estratégias e instrumentos de avaliação diferenciada da educação presencial. Deixa claro também que independente da situação ou escolha de abordagem metodológica, a avaliação é indispensável.
O grande problema disso tudo, é que nem sempre a avaliação a distancia se apresenta como forma corretiva, oferecendo informações sobre os erros e suas eventuais causas, orientando para a resposta correta e o modo de alcançar. É necessário selecionar técnicas adequadas para avaliar o que realmente se deseja avaliar, utilizar conscientemente um