Professor
Definição:
O Sistema Operativo de Rede (NOS - Network Operating System) consiste numa família de programas que são executados em computadores interligados em rede.
A função principal do Sistema Operativo de rede é a administração lógica da rede, ou seja, o controlo das suas funcionalidades;
Alguns Sistemas Operativos oferecem o recurso de partilha de ficheiros, impressoras e outros dispositivos através da rede.
Atualmente os sistemas operativos disponibilizam outros recursos. Tais como:
Segmentação da rede com possibilidade de configuração de redes virtuais;
Controlo de portas;
Proteção contra intrusos;
Interfaces gráficas mais amigáveis, etc.
Um Sistema Operativo de Redes é um conjunto de módulos que ampliam os sistemas operativos, complementando-os com um conjunto de funções básicas que tornam transparente o uso de recursos partilhados na rede.
O computador tem, então, o Sistema Operativo Local (SOL) interagindo com o Sistema Operativo de Redes (SOR), para que possam ser utilizados os recursos de rede tão facilmente quanto os recursos na máquina local.
O SOR coloca um redireccionamento entre o aplicativo do cliente e o Sistema Operativo Local para redirecionar solicitações de recursos da rede para o programa de comunicação que vai buscar os recursos na própria rede.
O Modelo de Operação do Sistema Operativo de Rede é o modelo Cliente / Servidor:
Ambiente onde o processamento da aplicação é partilhado entre um outro cliente (solicita serviço) e um ou mais servidores (prestam serviços).
Os módulos do SOR podem ser:
Módulo Cliente do Sistema Operativo (SORC)
Módulo Servidor do Sistema Operativo (SORS)
Os tipos de arquiteturas para Sistemas Operacionais de Rede são:
Peer-to-Peer
Cliente-Servidor:
Servidor Dedicado
Servidor não Dedicado
Na arquitetura Peer-to-Peer temos várias máquinas interligadas, cada uma com serviços de Servidor e de Cliente na mesma máquina junto com o Sistema Operativo Local.
Na arquitetura