Professor
Diego Messias Machado
Everton Justo
Faculdade Mario Schenberg
Pesquisa Qualitativa
Foi realizada uma pesquisa qualitativa no dia 23 de maio de 2012, com o objetivo de encontrar o nível de satisfação do estagiário.
Através de perguntas abertas obtivemos o seguinte resultado:
Pontos negativos apontados pelos entrevistados:
Salário baixo
Acréscimo de funções
Longa duração do estágio
Pessoas sem comprometimento com a empresa para ensinar os estagiários
Carga horária excessiva
Falta de planejamento por parte da empresa
Diferença de tratamento dos efetivos para com os estagiários
Eram designados apenas a fazer trabalhos supérfluos
Pontos positivos apontados pelos entrevistados:
Conhecimento adquirido
Menos responsabilidades (possibilidade de errar para aprender)
Com as informações adquiridas concluímos que o estágio é muito importante para a carreira de um profissional, pois agrega amplo conhecimento, que possibilita a escolha de uma carreira futura, porém foi observado que a maioria das empresas trata os estagiários de forma inadequada, não cumprindo muitas vezes o que esta estipulado no contrato.
As empresas na maioria não possuem um planejamento das funções executadas pelo estagiário, onde os mesmos acabam executando tarefas de profissionais efetivos, isso acarreta uma desmotivação no estagiário uma vez que a realização das funções do celetista não faz com que o estagiário seja mais valorizado ou até mesmo que ganhe o mesmo valor, pelo contrário faz com que ele se sinta desvalorizado tanto pelos colegas de trabalho quanto pela própria empresa.
Hoje em dia o estagiário é visto como a categoria mais baixa na organização, onde todos acham que podem dar ordens e acarretar funções, porém, o estagiário acaba se tornando o pilar do ou dos departamentos uma vez que aprende de todos um pouco por dar suporte em todas as