Professor
Entender a relação e importância da Psicopedagogia na Instituição escolar e no desenvolvimento do e no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolvimento
Ao estudar essa apostila, concordei e discordei de vários pontos e em alguns assuntos. Quando é citado que o sucesso escolar é proveniente do sucesso do educador, eu como professora discordo. Pois o sucesso é mais do educando que do educador. O aluno deve se interessar, gostar e fazer o seu esforço. Se ele obteve ou obtiver a aprovação, o mérito maior é dele, e não do professor. Da mesma forma, o fracasso. Não coloco a culpa somente em um. Não sabemos as condições em que cada professor se encontra e a escola, também. Como ser bem sucedido se não temos aparato profissional, capacitado para ajudar o professor com suas dúvidas e incertezas? Como ser bem sucedido, se a criança não tem uma família alicerçada, bem resolvida, as vezes, passa fome, não tem material necessário... Não dá pra culpar nenhum dos dois.
Tenho duas alunas no terceiro ano do ensino fundamental, que não conseguem acompanhar os demais alunos. Uma delas não sabe ler e nem escrever e a outra, lê muito mal e não se entende o que quer escrever. A primeira aluna, não consegue acompanhar o raciocínio dos demais alunos, a maturidade dela é de uma criança de 4 até 5 anos. A outra, não consegue escrever, lê muito mal. A psicopedagoga de minha escola, averiguou e desconfia de um problema de TDAH mas a família não tem a mínima condição de fazer qualquer tipo de tratamento. Nesses casos... quem fracassa? O professor ou o aluno? Acredito que o responsável não seja nenhum dos dois. Não dá pra culpar, colocar a culpa em qualquer um dos dois. Não é culpa do professor o problema de cada um e a escola não oferece capacitação para vencer alguma dificuldade como os mesmos. Não dá pra culpar o aluno, por que nenhuma pessoa procura o problema pra si, ele simplesmente existe.
Em sala, cada aluno tem a forma de chegar ao resultado, o que avalio é se o