Professor
Jer 2: 11 – 14
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Um princípio.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Falamos muito do mundo, como é cruel: 1- mães jogam filhos no lixo; 2- pais e filhos se matam heranças; 3- o homossexualismo surge sobrepondo-se ao heterossexualismo; 4 – a exploração da mão-de-obra; 5 – o que mais vale é o ter do que ser; 5- quase o kit gay chegou as escolas; 6- avareza e etc...
Mas no passado quando Deus deu as leis para Israel era para que as outras nações ao verem a prosperidade de Israel buscassem ao Deus de Israel que seria o transmissor do conhecimento deste Deus. Mas o povo não cumpriu este papel e diferente do propósito do Senhor buscou um rei para sí a fim de se parecer ou aparentar com as outras nações. Rejeitaram a Deus como seu rei. Hoje vemos algo semelhante acontecer no povo de Deus.
Rm 1: 28 – 32
No livro O Grande Conflito diz que homens chegarão a ver as coisas santas e profanas sob mesma luz não fazendo diferença entre elas. Desprezaram o conhecimento. V. 28
A filosofia do mundo de que a verdade é relativa tem levado os homens a crerem que o certo é errado e o errado é o certo.
Não há senso de adoração: estamos na presença de Jeová;
Disse Jesus aos discípulos: “não podeis vigiar uma hora comigo?” acesso de celular na nave da igreja;
Postagens no face book