professor
Curso de Segunda Licenciatura em Ciências Sociais
Disciplina de Iniciação a Ciência Política
Acadêmica: Daniela Francisca da Cruz Rodrigues
1. Introdução Conceito de Política
A Política é uma importante área do conhecimento humano, que sempre esteve presente no seu cotidiano, posteriormente “a ciência política”. A política é uma grande preocupação do homem há vários séculos, tendo sido iniciada com os gregos Aristóteles e Platão entre outros. De todos os ramos da filosofia, a racionalidade surge nos ideais dos clássicos do pensamento político que teve sua passagem e inspiração na época medieval.
Em geral; conforme Aristóteles “Nada caracteriza melhor o homem do que o fato de pensar” este pensamento é reforçado por Anaxágoras ao dizer que “Tudo era um caos até que surgiu a mente e pôs ordem nas coisas”. Semelhantemente, Platão expressou relação aos ditos citados, quando confessou acreditar na existência de um mundo de idéias.
Em razão desses e de outros filósofos, é de uma importância delimitar as obras política de pensadores como Hegel, Kant, Marx, Comte, para os estudos da ciência política, como uma nova ciência:. CONCEITO São inúmeras as definições para o termo Ciência Políticas. Não podemos, porém, deixar de lado os ensinamentos dos clássicos gregos. O termo “polis” que pode significar arte de governar. Idéias de como os antigos gregos cultivavam o hábito da organização do Estado no seu mais alto patamar. O caráter político estava explícito neste papel, que tinha como conseqüência o desenvolvimento da cidade-estado e a melhoria de condições de vida de seus cidadãos.
Maquiavel em sua obra “O Príncipe”, desloca o centro das atenções políticas para a obtenção e manutenção do poder, e fazendo uma evocação à democracia como nos moldes dos antigos clássicos, falava da necessidade imperiosa do governante estar em sintonia com o povo que governa: “Mas que se tornar príncipe contra a opinião popular, por