professor pesquisador
Trabalho apresentado na Universidade Estadual de Ponta Grossa para a disciplina de Pesquisa e Pratica Pedagógica II, professora Graciete Tozetto Goes com a finalidade de obter nota.
Ponta Grossa
2014
1. Quais as características do positivismo?
O paradigma positivista é marcado pelos seguintes postulados: certeza sensível onde à realidade consiste naquilo que os sentidos são capazes de perceber; certeza metódica que a investigação cientifica procede de acordo com métodos rigorosos dos sentidos humanos e antinomia entre o sujeito cognoscente e o objeto cognoscente em que a percepção objetiva do mundo tem de estar dissociada da mente do pesquisador, que não se apresenta como sistema de referencia.
2. Nessa concepção qual é a relação entre senso comum e conhecimento cientifico?
Pressupõe a observância entre o que foi postulado e a certeza metódica, é a observação baseada no senso comum. Observo algo e crio uma opinião fundamentada no senso comum e não através de dados estatísticos.
3. Qual a relação entre quantificação e o postulado positivista?
É uma relação de causa e consequência, essa relação constata fenômenos de forma sistemática e comprovada. 4. Como esse paradigma influenciou as questões da pesquisa em educação?
A pesquisa que segue a linha positivista pode ser experimental ou não experimental, em ambas o pesquisador procura por relações causais entre dois ou mais fenômenos, ou seja, entre variáveis, estabelecendo uma conexão. Com essa metodologia o pesquisador esta procurando uma correlação entre os fenômenos. Na pesquisa experimental o controle sob as variáveis é de alto grau.
5. Como surge o paradigma interpretativista?
Surge nos anos 1920 com um grupo de pensadores, Theodor Adorno, Jurgen Habernas, entre outros, se reuniram na Escola de Frankfurt e apresentaram as primeiras criticas sistemáticas ao positivismo e ao nepotismo permitindo a emergência