Professor aulista ou professor pesquisador?
ATIVIDADE AVALIATIVA INDIVIDUAL
DISCIPLINA: METODOLGIA DO ENSINO SUPERIOR
MINISTRANTE: PROFª. MSC. ELIZETE SANTOS ABREU
Francisca Maria Cunha Lima VIana
COELHO NETO – MA
MARÇO/2012
Professor aulista ou professor pesquisador?
Sabe-se que na “era do conhecimento”, em qualquer nível educacional, é necessário rever e repensar sobre a prática docente.
Atualmente a docência pode ser definida como ação educativa que se constitui no processo de ensino-aprendizagem, na pesquisa, na gestão de contextos educativos e na perspectiva da gestão democrática. Consequentemente, o trabalho docente caracteriza-se como processos e práticas de produção cultural, organização, apropriação de conhecimentos e divulgação do que se desenvolveu em espaços educativos escolares, sob determinadas condições históricas. Nesta perspectiva, o docente define-se como um sujeito em ação e interação de saberes científicos para a realidade.
Nesse contexto, pode-se definir o professor aulista como aquele profissional que ministra seus conhecimentos por meio de aulas expositivas, palestras e monólogos. Em momento algum o aluno pode se manifestar quanto à postura do professor, não há comunicação e afetividade entre professor e aluno; estas aptidões não têm prioridade no processo de ensino-aprendizagem.
Entre os educadores contemporâneos, há aqueles que refletem sobre o ensino superior brasileiro, seus paradigmas e suas práticas pedagógicas existentes. Segundo concepções que regem esse profissional da educação, o professor pesquisador é aquele que estimula, exerce a atividade de buscar reunir informações sobre um determinado problema ou assunto e analisa-los, utilizando para isso o método científico com o objetivo de aumentar o conhecimento de determinado assunto, descobrir algo novo ou