Ensaio Professor Pesquisador
INTRODUÇÃO
Este trabalho constitui-se em um ensaio a partir de reflexões sobre o tema “Professor/a pesquisador/a: requisitos, possibilidades e limites”, concomitantes ao diálogo com Freire, Boaventura e Resende, com o objetivo de buscar reflexões sobre o ser professor pesquisador diante o atual contexto social.
Sendo assim organizamos o texto pensando nos requisitos básicos para ser um professor pesquisador: a consciência profissional e pessoal, a formação inicial e continuada, a composição do ambiente de trabalho. Em seguida discutimos as possibilidades de ser esse professor pesquisador no atual cenário educacional e buscamos responder aos seguintes questionamentos: por que / para que / como ser um professor pesquisador. E a partir dessas reflexões discursamos sobre os limites de se compor um professor pesquisador, buscando compreender a sua posição e o que limita (ou incentiva) a ser este professor.
REQUISITOS, POSSIBILIDADES E LIMITES
Partindo das reflexões trazidas por Resende pensamos os requisitos essenciais para se constituir um professor pesquisador - saber olhar algo como se fosse a primeira vez, ampliar a visão sobre aquilo que se vê cotidianamente, abandonar os rótulos e aquilo que já acomodou - estes são requisitos fundamentais para que como professor, dentro ou fora da sala de aula, seja possível buscar alternativas e reinventar a própria prática.
Considerando as afirmações expostas por Resende, encontramos em Freire (1981) reflexões que corroboram com a importância de valorizar as experiências pessoais, tornando-as significativas, construtora da consciência do que se é e de práticas também conscientes. Desse modo, vale destacar a importância da experiência existencial e não só a de educador para que se forme um