Professor Pardal
Segundo Jobs: “Você não pode apenas perguntar aos clientes o que eles querem e então tentar dar isso a eles. Quando você tiver feito o que eles querem, eles vão querer algo novo”.
Mesmo vivendo em épocas diferentes, Henry Ford e Steve Jobs foram grandes visionários, que transgrediram e ultrapassaram suas épocas em termos de inovação e tecnologia aliada a ideia e perspectiva de mudança do comodismo, de trabalho, mundando e moldando o mundo que viviam.
Sobre Ford: “Se eu tivesse perguntado a meus clientes o que eles queriam, eles teriam dito um cavalo mais rápido”. Ford nasceu em 1863 no dia 30 de julho, em Springwells, Estado do Michigan. Perdeu cedo sua mãe, trabalhava com o pai numa fazenda, onde, desde de cedo demonstrava gosto e habilidade por invenções, como um "professor pardal", desenvolvendo suas "engenhocas", gostava particularmente da mecânica, fazendo os reparos nas máquinas do pai quando necessário, procurando aprender como as mesmas funcionavam, sem receber pagamento pelo serviço, fazendo por amor e pelo desejo de aprendizado. Chiavenato (1993, p.79) afirma: “Henry Ford iniciou a sua vida como simples mecânico, chegando posteriormente a engenheiro-chefe de uma fábrica”.
Em 1898 Ford abandonou o emprego, e dedicou-se mais a fundo em seu sonho, decidindo fabricar carros com o apoio de alguns sócios, criando a Detroit Automobile Company, onde era engenheiro - chefe da mesma. Porém a empresa não durou mais de dois anos, devido aos métodos e a forma de trabalho adotada por Ford, como a "produção em mass", por exemplo, onde os funcionários desconheciam e temiam este novo modelo proposto por Ford.
Mas Ford não desistiu, e em 1901 criou uma nova companhia também voltada a criação de carros. Mas também não obteve sucesso, não pelo fato de Ford desenvolver carros de baixa qualidade, mas pelo fato de o público do momento não estar