T Cnicas De Amostragem
CONCEITO
Amostragem é a utilização de um processo para obtenção de dados aplicáveis a um conjunto, denominado universo ou população, por meio do exame de uma parte deste conjunto denominada amostra. A finalidade da amostragem é fazer generalizações sobre todo um grupo sem precisar examinar cada um de seus elementos. (Stevenson, 1981, p. 158).
TECNICAS DE AMOSTRAS:
As técnicas de amostragem são utilizadas com o intuito de viabilizar a coleta de dados necessários a um determinado estudo, sem a necessidade de analisar todo o universo pesquisado.
AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA
A amostragem probabilística também é chamada de aleatória ou casual. A sua importância decorre do fato de que apenas os resultados provenientes de uma amostra probabilística podem ser generalizados estatisticamente para a população da pesquisa. O que significa estatisticamente? Significa que podemos associar aos resultados uma probabilidade1 de que estejam corretos, ou seja uma medida da confiabilidade das conclusões obtidas. Se a amostra não for probabilística não há como saber se há 95% ou 0% de probabilidade de que os resultados sejam corretos, e as técnicas de inferência estatística2 porventura utilizadas terão validade questionável.
A condição primordial para uso da amostragem probabilística é que "todos os elementos da população tenham uma probabilidade maior do que zero de pertencerem à amostra". Tal condição é materializada se: Há acesso a toda a população. Ou seja, não há teoricamente problema em selecionar nenhum dos elementos, todos poderiam ser pesquisados.
Há possibilidade de obter uma listagem dos elementos da população, concretizando então o acesso a todos os elementos. Se pensarmos em uma pesquisa de opinião, seria uma listagem com todos os possíveis respondentes. Os elementos da amostra são selecionados através de alguma forma de sorteio não viciado: tabelas de números aleatórios, números pseudo-aleatórios gerados por computador.
Com a utilização de