T Cnicas De Amostragem Dr
Técnicas de Amostragem Dr. CEP Controle Estatístico de Processo gráficos, ferramentas estatísticas, diagramas, cartas de controle, histogr…
Técnicas de Amostragem
O que é?
É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer.
Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras.
Por que realizar um estudo por amostragem?
Como a amostragem considera apenas parte da população, diferentemente de um censo, o tempo para análise e o custo são menores, além de ser mais fácil e gerar resultados satisfatórios.
Quando não se deve realizar um estudo por amostragem?
Quando o tamanho da amostra é grande em relação ao tamanho da população, ou quando se exige o resultado exato, ou quando já se dispõe dos dados da população, é recomendado realizar um censo, que considera todos os elementos da população.
A partir das três perguntas anteriores, vamos aprender a realizar um estudo por amostragem, conhecendo suas diferentes técnicas.
Para realizar um estudo por amostragem, a amostra deve ser representativa da população estudada. Para isso, existem técnicas adequadas para cada tipo de situação.
Veremos a seguir as principais técnicas de amostragem, divididas em probabilísticas e nãoprobabilísticas:
Técnicas Probabilísticas (aleatórias)
As técnicas probabilísticas garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população com base nas amostras. Normalmente, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de serem selecionados.
Assim, considerando N como o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento ser selecionado será 1/N.
Estas técnicas garantem o acaso na escolha.
São técnicas probabilísticas:
Amostragem Aleatória Simples
É o processo mais elementar e freqüentemente utilizado. Pode ser realizado numerandose os elementos da população de 1 an e sorteandose, por meio de um dispositivo aleatório qualquer, X números dessa seqüência,
que