Prof
Aconteceu no século XVll uma revolução espiritual, que foi chamada de crise da consciência européia. Ao opor a ciência contemplativa um ser ativo, um individuo não se contentava apenas em “saber por saber” como um espectador da harmonia do mundo, mas desejava “saber para transformar”.
NO século XVll a educação religiosa da Companhia de Jesus continuava operante, e no século seguinte também, com mais de seiscentos colégios espalhados pelo mundo. Os jesuítas continuavam organizados e competentes, representavam o ensino tradicional mais conservador.
Os jesuítas tomavam por base a Escola Medieval e a ciência aristotélica, deixando de lado o ensino de ciência e filosofia moderna, além de enfatizarem o ensino do latim e da retórica.
No século XVll a companhia de Jesus foi desfeita onde foram acolhidas novas ciências e a filosofia cartesiana onde ensinavam o francês e outras línguas modernas, incluindo o latim história e geografia com uso de mapas.
Os jansenitas eram inspirados pelo método cartesiano, só ensinavam o que podia ser compreendido o desconhecido por meio do conhecido.
Na educação pública foi regulamentada a obrigatoriedade para crianças de 6 a 12 anos.
Em 1642 leis foram estabelecidas para a educação primaria obrigatória. No século XVll as idéias associadas ao renascimento cientifico influenciaram os pedagogos interessados pelo realismo na educação.
Na época ser realista significava privilegiar as coisas do mundo e dar atenção as coisas da época. Em 1684 foi fundado o instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, ampliando-se pelo mundo, aumentando a área de ação pedagógica para o ensino secundário e superior para a formação dos professores.