faculdade
1) O que é degeneração celular?
Consiste em alterações morfológicas e funcionais celulares, considerada reversível onde ocorre o acúmulo de substâncias como água e gordura no citoplasma.
2) Como elas podem ser classificadas?
As lesões degenerativas são caracterizadas de acordo com o acúmulo de:
1º - Água --------- Degeneração hidrópica
2º - Lipídeos ----- Degeneração gordurosa
3º - Proteínas ---- Degeneração hialina
4º - Muco -------- Degeneração mucóide
5º - Carboidrato - Degeneração glicogênica
3) Explique, resumidamente, o funcionamento da bomba de sódio e potássio.
A bomba está ligada ao ATP, juntamente a íons Na+. O ATP é hidrolizado, promovendo uma fosforilação da bomba. Essa fosforilação permite a exportação do Na+ para o lado de fora da membrada. A bomba entra num processo de desfoforilação, permitindo a entrada de K+.
4) Quais são as causas da degeneração hidrópica?
A degeneração hidrópica é classificada como intracelular, e é ocasionada pelo acúmulo de água e eletrólitos nas células.
5) Explique a patogenia deste processo.
A falta ou diminuiçao de ATP localizadana membrana citoplasmática, ocasiona uma alteração ou mal funcionamento da bomba de sódio e potássio, causando assim uma agressão à membrana.
6) Quais são os achados macro e microscópicos nestes casos?
Microscopicamente percebe-se a tumefação das células; macroscopicamente percebe-se que no epitélio há bolhas e resíduos, isso também pode ocorrer nos órgãos internos.
7) O que significa a tumefação turva?
A célula fica tumificada e o citoplasma se cora com mais intensidade, a medida que vai evoluindo, os vacúolos vão ficando maiores e mais nítidos para observação.
8) O que é esteatose? Qual o principal órgão afetado e por quê?
Esteatose consiste na degeneração com acúmulo de líquido, o fígado é o principal órgão acometido, sofrendo esterificação no mesmo.
9) Quais são