Prof
Nome:______________________________________________RE:________ Data:____/____/____
ESTUDOS DE CASOS – INDIVIDUAL
1 – O Manual da Qualidade da empresa XPTO de fabricação de peças plásticas apresentava como justificativa para a não aplicação do item 7.3 Projeto e Desenvolvimento, o fato da empresa não desenvolver nenhum produto. Conforme o Manual da Qualidade, todas as peças eram fabricadas a partir do projeto dos clientes e a empresa só desenvolvia o processo de fabricação, não tendo nenhuma autonomia para mudar o projeto do produto sem a autorização do cliente.
2 – No registro da análise crítica do sistema da qualidade realizado pela alta direção da Astra Autopeças, estava registrado pela Diretoria o excelente atendimento às exigências do cliente nos últimos 6 meses
(exatamente o tempo de administração do novo Diretor Superintendente). O auditor comentou ao Diretor
Superintendente estas reclamações não foram comunicadas a ele pelo Representante da Direção, nem exigiram alterações no sistema de gestão da qualidade, pois referiam-se à administração passada.
3 – Questionado sobre a ausência de procedimentos de manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega dos produtos fabricados pela empresa Gym, o Gerente Industrial afirmou que as normas técnicas e regulamentos existentes sobre o produto não exigem nenhum cuidado específico, o que levou a empresa a excluir o item 7.5.5. da norma.
4 – Conforme o item 5.6.1., do Manual da Qualidade da empresa Astra Autopeças, a análise crítica pela direção é realizada a cada seis meses. No último ano foram realizadas 2 análises críticas. Os registros demonstram, além de outros itens, a análise de objetivos da qualidade nas 2 análises realizadas. Com relação à política da qualidade, o Diretor Superintendente comentou que, por ser muito genérica, sua análise se dava a cada 3 anos.
5 – Como objetivo da qualidade relacionado ao item “Manter os colaboradores