A importância da leitura
A leitura é uma atividade de captação de ideias onde o autor coloca suas ideias e o leitor as recebe. Para o recebimento e compreensão dessas ideias, é levado sempre em conta o conhecimento e experiências do leitor, por isso seu sentido está totalmente ligado a quem e de qual maneira está sendo lido, cada indivíduo retira do texto uma mensagem e sentido próprio.
Ela é uma atividade de produção de sentido, o leitor precisa estar bem atento para entender este sentido, elaborando estratégias de leitura, exemplo, seleção, antecipação, inferência e ou verificação. Os sentidos que são dados para um determinado texto surgem com o interesse do leitor em lê-lo, pelo seu título e depois pelo corpo do texto. Por exemplo, ao lermos um determinado título, “A Bela Adormecida”, um leitor iniciante começará um processo de imaginação no qual fará várias perguntas a si mesmo: - A personagem é bela? ...e/ou... porque ela está adormecida? Várias perguntas surgirão apenas com o título do texto e ao começar a leitura já iniciamos com interpretações, hipóteses, previsões e até mesmo conclusões sobre o final da história até chegarmos a etapa de verificação, após o término da mesma ou na medida que vão surgindo os fatos. Um texto sempre tem um sentido, trazendo algum conhecimento, seja para informação, diversão, etc. Isso acontece indiferentemente da forma que é escrito, dissertação, narrativa etc. Estes sentidos surgem com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização de um vasto conjunto de saberes.
A leitura é muito importante para qualquer indivíduo. Ela ajuda na fala, escrita e comunicação geral. Com ela podemos romper barreiras, conhecer outras religiões, crenças e costumes, aprimorar nosso conhecimento linguístico e cultural; nos leva ao mundo da realidade e outras vezes ao um mundo de fantasia, um mundo imaginário.