produção
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Administração da Produção I – 1º semestre de 2008
Professor: Vilmar José Zaccaron
Acadêmico (a): Anderson de Morais
3ª AULA NÃO PRESENCIAL
Elaborar um trabalho individual, valendo as presenças da 3ª aula não presencial e também uma nota para fechamento da média do semestre.
Objetivo: aprofundar o conhecimento teórico sobre a Engenharia Simultânea.
Prazo de entrega: até 30/06/2008.
Baseado no texto a seguir, que é parte de um Artigo publicado na RAE (Revista de Administração de Empresas), acessado em: www.rae.com.br/artigos/211.pdf, responda as questões que seguem no final do texto.
“DE UMA CORRIDA DE REVEZAMENTO A UM JOGO DE RUGBY: A INTEGRAÇÃO PROPICIADA PELA ENGENHARIA SIMULTÂNEA E SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS” (Gustavo Henrique Marcelo de Faria)
1. Modelos tradicionais de desenvolvimento de novos produtos: “corrida de revezamento”
Para um melhor entendimento e diferenciação do novo corpo de conceitos sob o nome de Engenharia Simultânea, seria importante para uma abordagem inicial compreender como é desenvolvido, no modelo tradicional, o projeto de novos produtos e os processos que os produzem.
A engenharia convencional é comumente denominada de over the fence, porque a engenharia de produto desenvolve um produto e o atira “por sobre a cerca” para o departamento de engenharia de processos. Essa forma de trabalhar se estende por todas as demais etapas do desenvolvimento de novos produtos até o momento de o produto ser lançado no mercado. Isso traz enormes problemas ao novo produto e à empresa.
Estando em um ambiente concorrencial, é de suma importância a eficiência no lançamento de novos produtos, tanto em relação ao tempo de desenvolvimento quanto no que se refere aos custos necessários à realização dessa tarefa. Em ambas características os métodos tradicionais possuem sérios inconvenientes.
Em termos de custos necessários ao desenvolvimento de novos produtos, os