Produção
Amazonas
Campus Manaus-Distrito Industrial
Luzia Medeiros Aragão
TAREFA CAPÍTULO 14
Manaus-AM
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS.
CAMPUS MANAUS DISTRITO INDUSTRIAL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE PRODUÇAO
PROFESSOR: DANIEL NASCIMENTO E SILVA
CAPÍTULO 14
1. Além dos estoques de matéria-prima e componentes, uma indústria precisa administrar outros tipos de inventários. Mencione quais são estes tipos de inventários e explique um pouco sobre cada um deles.
Produtos acabados: são os produtos terminados em uma fábrica ou uma montadora. São denominados como mercadorias quando estão em uma loja, transportadora ou distribuidora.
Produtos ou materiais em processo: trata-se de matérias-primas ou componentes que ingressaram, porém ainda não saíram do processo de produção. Um exemplo de material em processo é a chapa de aço utilizada pela fábrica de fogões.
Materiais de manutenção: trata-se de materiais adquiridos para a manutenção de máquinas e equipamentos, em empresas industriais, ou manutenção em geral, nos outros tipos de organização. Como exemplo de materiais de manutenção é possível citar um rolamento de máquina, correias, fusíveis, lâmpadas, fios, interruptores etc. Em determinadas indústrias o estoque deste tipo de material pode atingir valores expressivos.
Materiais de expediente, de limpeza e de segurança: Além dos materiais já citados, existem outros destinados ao expediente do dia-a-dia, como lápis, caneta, papéis, cartuchos de impressão, destinados à segurança como os equipamentos de proteção individual, ou materiais de limpeza, como detergentes, alvejantes e vassouras.
2. Qual a diferença entre matéria-prima e componentes; mercadorias e produtos Acabados? O que é material WIP? Complemente sua explicação com exemplos destes materiais.
Matéria-prima