Produção
Evolução Histórica da Administração da Produção
Com a evolução do consumo, as empresas criaram o departamento de produção bem como a integração deste com as outras funções organizacionais, formando a base para consolidação de uma estrutura que de sustentação ao desenvolvimento de produtos de acordo com a demanda de mercado, dentro de padrões de qualidade e baixo custo, requisitos essenciais para a vantagem competitiva da empresa e sua sustentabilidade a longo prazo. A Administração da Produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade. A função produção existe desde a origem do homem, como a coleta de alimentos do homem pré - histórico passando pela caça, pela agricultura, pastoreio etc., até a formação das primeiras cidades há pelo menos 6000 anos. Os precursores das primeiras máquinas usadas em escala industrial seriam encontrados na Idade Média, com sua própria Revolução Industrial, quase nunca comentada, que prossegue até pelo menos metade do século XIV. Não há dúvida, entretanto, que a Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX transformou a face do mundo. A Revolução marca o início da produção industrial moderna, a utilização intensiva de máquinas, a criação de fábricas, os movimentos de trabalhadores contra as condições desumanas de trabalho, as transformações urbanas e rurais.
Os sistemas de produção anteriores a 1700 são chamados de sistemas caseiros, dado que a produção era realizada em casa ou em cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual dos produtos.
O sistema caseiro foi substituído com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700. O principal elemento revolucionador foi a descoberta da máquina a vapor por James Watt (1764). Essa descoberta trouxe dois avanços importantes:
A força mecanizada substituía a força humana e da água; O sistema fabril começou a ser estabelecido;
O