Produção e operação
INTRODUÇÃO
CONTEXTUALIZANDO
CONCEITOS
PRODUÇÃO Todo processo de produção requer mão de obra do homem, capital, maquinas e matéria prima, para poder atingir os objetivos com o menor custo possível, desta forma o processo é influenciado de forma decisiva pelas condições comerciais, bem como do mercado atual. Qualquer operação produz bens e serviços, ou um misto dos dois, através do uso de recursos (imput’s) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outputs), chamamos esta transformação de produção.
Entre vários modos de produção, pode-se mencionar: Esclavagista: a força produtiva é escrava, pelo que não é propriedade do trabalhador. O Feudal: relacionado com a atividade agrícola E o Capitalista: em que o trabalhador, através de um contrato, vende a sua força produtiva em troca de um salário.
OPERAÇÃO
A gestão de operações ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidade e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso de recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem.
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
É a atividade que se responsabiliza pela transformação de entradas (de materiais e serviços) em saídas (de bens e serviços), gerenciando todas as atividades necessárias para que isso ocorra. A função clássica da administração da produção é o planejamento e a organização da produção de modo a melhorar a qualidade dos bens produzidos, sejam eles produtos ou serviços.
DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS E SERVIÇOS
Produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço. Outra diferença