PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
O primeiro passo de qualquer empreendimento é o planejamento para verificar os riscos que estão embutidos no negócio e como implementá-lo com segurança. O planejamento, ou plano de negócio, quando bem feito, permite identifi car os riscos, analisá-los e tomar a decisão antes de fazer os investimentos, reduzindo, assim, as possibilidades de prejuízo.
Numa breve refl exão é possível verifi car que na comercialização de frutas, legumes e verduras (FLV) existem alguns riscos tais como: risco de produção, de preço, de crédito, risco de conduta e dos contratos, como se pode observar na FIGURA 1, na página 7.
2.1 CONHECER PRIMEIRO O MERCADO A QUE SE DESTINA O
PODUTO PARA DEPOIS PRODUZIR
A questão é amadurecer a idéia de que a comercialização não pode mais ser deixada para depois da colheita. Tornou-se necessário dedicar tempo e atenção às cotações e às oportunidades de negócios antes mesmo do plantio. Esse monitoramento, à base de informação qualifi cada, é que permite as avaliações particulares.
6
FIGURA 1 – RISCOS QUE OCORREM NA COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS
LEGUMES E VERDURAS
Em ano de incerteza climática, amadurecer as vendas dá mais resultado do que reclamar do clima e da produtividade.
- Antes de decidir o que e quanto produzir, é preciso conhecer o mercado ao qual se vai vender o produto (indústria, cooperativa, intermediário, atacadista, varejista, consumidor), a sua localização e a sua infraestrutura e área disponível para produção;
- Analisar as potencialidades, difi culdades, oportunidades e ameaças;
- Que quantidade o mercado está disposto a comprar;
- Qual a estimativa de preço que o mercado está disposto a pagar;
- De quem o mercado compra atualmente e qual a forma de pagamento;
- Qual a periodicidade de compra e qual a qualidade exigida (classifi - cação, padronização, embalagem, rotulagem desejada do produto).
A pesquisa de mercado pode ser feita junto aos canais locais de