Produção Textual
Data: 03/09/2014
Nota:
Disciplina: PROODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Turma:2222
Professor: LÚCIA Prova:
Nome do Aluno:___________________________________________ Matrícula: ___________
TRABALHO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”
Direção: Freedom Writers EUA-2007 Duração: 122 min.
O filme é baseado em história real. A história se passa no ano de 1992 na cidade de Los Angeles.
Área do conhecimento: Educação/Pedagogia.
Palavras chaves: leitura e escrita, função social da escola, ética educacional, cultura, conhecimento, violência escolar, violência urbana, diversidade cultural.
ROTEIRO PARA DISCUSSÃO E ANÁLISE
1) Por que Erin escolheu ser professora e não advogada ?
Porque ela acreditava que sendo advogada ficaria limitada a defender apenas alguém, mas como professora poderia defender muitos jovens e transformar o ser humano onde tudo começa que eram nas salas de aulas.
2) Quais foram as dificuldades que a professora encontrou no sistema escolar?
Dificuldades de lidar com o diferente, de saber como lidar com situações distantes com o que ela pensava que iria enfrentar dentro de uma sala de aula. Ela pensou que conseguiria passar o roteiro proposto pela escola para aqueles alunos, mas quando viu que a situação era totalmente diferente e teria que mudar de atitude para conseguir envolver aqueles alunos na matéria, para isso teve dificuldade em descobrir coisas com a qual os educandos gostassem.
3) Qual foi o perfil de educadora que Erin apresentou no primeiro momento ao dar aula?
O perfil que a maioria dos educadores apresentam é de um professor que está ali para passar o conteúdo que lhe foi planejado, fazer seu roteiro de aula sem mudar o cronograma. Fazer exatamente o que a escola lhe determina a passar para seus alunos. Um perfil de professor comum e que só está ali para passar a matéria proposta sem preocuparem-se os