sustentabilidade
Conforme o Relatório de Brundtland, 1987 o conceito de desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”
O objetivo da sustentabilidade é que os recursos naturais sejam consumidos de forma consciente e suficiente pelos seres humanos, sem que a biodiversidade, o meio ambiente, os valores sociais e também culturais sejam abandonados.
Tendo em vista que os recursos naturais finitos estão se esgotando, tem-se a necessidade de um novo modelo de produção que produza mais e polua menos, com isso, a Engenharia de Produção, tem dentre suas áreas, a Engenharia da Sustentabilidade, que visa uma produção sustentável, nos contextos, ambiental, social, ecológico, econômico e politico. A Engenharia da Sustentabilidade vai ao encontro do interesse da sociedade contemporânea, pois aborda um tema discutido em todos os setores da sociedade, sendo de interesse tanto por parte do consumidor quanto por parte das organizações.
O modelo do Triple Bottom Line é uma forma de medição empresarial com base em um tripé:
Economicamente viável
Ambientalmente correto
Socialmente responsável Engenharia da Sustentabilidade
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, 2009) a Engenharia de Produção é formada por dez áreas, dentre elas, esta a Engenharia da Sustentabilidade. Que tem como objetivo, o planejamento da utilização eficiente dos recursos naturais nos sistemas produtivos diversos, a destinação e o tratamento dos resíduos e efluentes destes sistemas, bem como da implantação de sistema de gestão ambiental e responsabilidade social. Formada por sete subáreas, que são:
a) Gestão Ambiental;
b) Sistemas de Gestão Ambiental e Certificação;
c) Gestão de Recursos Naturais e Energéticos;
d) Gestão de Efluentes e Resíduos Industriais;
e) Produção mais Limpa e Eco eficiência;
f) Responsabilidade