produção textual
- a palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,
- a palavra nomos que significa lei, regra e administração.
Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).
Do conceito de economia, podemos, então concluir que, se há produção de bens e serviços e eles satisfazem as necessidades humanas, ao mesmo tempo isto atende a uma questão econômica. Através da produção dos bens gera-se riqueza que será distribuída pela sociedade. Também podemos ver que do conceito de economia emana todos os demais estudos da economia que se complementam e, ao mesmo tempo, permitem sistematizar a análise econômica.
Assim, toda escolha envolve um custo em termos de perda daquilo que abrimos mão quando escolhemos, este custo é conhecido como custo de oportunidade. Como a empresa, as famílias também têm que escolher como gastar seu dinheiro, as pessoas têm que escolher como empregar o seu tempo, enfim, todos os dias fazemos escolhas que implicam em certo custo de oportunidade.
Uma forma alternativa de definir economia é dizer que ela é o estudo de como a sociedade decide o que e quanto, como e para quem produzir
A Microeconomia examina as ações dos agentes econômicos e empresas nas atividades produtivas. Seu foco é a interação destes agentes no mercado, assim, dentre seus estudos, se destacam a oferta, a demanda, o equilíbrio de mercado, as estruturas de mercado, teoria da