produção textual
1 -INTRODUÇÃO O presente Portifólio foi elaborado a partir de uma entrevista realizada com a pedagoga Renata Fernandes de Souza da Escola Municipal Silva Crespo. Esta entidade integra o grupo de Escolas Municipais da cidade de Guapimirim, Rio de Janeiro, na Região Serrana e situa-se à Rua Júlio Santoro s/n º Bairro Iconha. Seu público alvo são alunos de faixa etária entre 05 e 11 anos, para Pré escolar as séries de 1º período ao quinto ano do Ensino Básico. Foi elaborado a partir de princípios de que a educação extrapola os muros da escola e que, tanto a comunidade mais próxima quanto a própria cidade, educam. Por isso, ele busca a formação integral do aluno da rede municipal que passa a ficar sob a responsabilidade da escola durante cerca de 06:00. Nesse período, são desenvolvidas atividades de acompanhamento pedagógico, esportes, cultura, lazer e artes. Além disso, há uma busca pela formação pessoal e social do aluno.
2 –DESENVOLVIMENTO
Para iniciarmos uma abordagem que relaciona as diferenças em um contexto escolar, faz-se necessários entender o que é diversidade. Este termo está diretamente relacionado à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na interseção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
Observando o conceito de diversidade descrito acima, como deve ser trabalhado a grandeza de diferenças encontradas em um ambiente escolar? A partir de algumas perguntas direcionadas para uma Pedagoga:
1-Há quanto tempo trabalha na escola e qual sua